Sustentabilidade começa com boas escolhas
Catálogos da FDE trazem luminárias e equipamentos elétricos econômicos para contribuir com a eficiência energética nas escolas.
O uso responsável de recursos é uma das principais preocupações da Fundação na concepção de seus catálogos técnicos.
Desde que a busca da eficiência energética se tornou uma obrigação no Brasil e no mundo, a equipe do Departamento de Especificações da FDE realiza pesquisas para encontrar no mercado produtos que tornem as edificações escolares mais sustentáveis.
Para a adoção de equipamentos de maior eficiência energética em obras novas e ampliações, o Catálogo de Componentes da FDE indica lâmpadas de alto rendimento e com menor teor de mercúrio, luminárias eficientes e reatores de alto fator de potência, que proporcionam redução de 100 a 500 kW/h, dependendo do tipo de equipamento.
Já as escolas em funcionamento estão passando por um retrofit, com a substituição de lâmpadas e reatores realizada pelo Programa de Eficiência Energética nas escolas. Criado pela Secretaria da Educação em parceria com as empresas concessionárias AES-Eletropaulo e CPFL, o programa realizou a substituição das lâmpadas por modelos mais eficientes com base nas especificações técnicas da FDE.