Os projetos e especificações da FDE devem ser norteados com base nos seguintes conceitos relacionados ao uso sustentável de recursos na construção de prédios escolares:
- Aumento da área vegetada com recuperação do microclima original;
- Redução da taxa de impermeabilidade do solo pelo replantio de espécies nativas e incentivo à utilização de pavimentos permeáveis;
- Utilização de energias alternativas com incentivo à utilização de energia solar;
- Otimização da eficiência energética;
- Maximização da iluminação e ventilação naturais;
- Aumento da eficiência dos projetos de iluminação artificial;
- Especificação de materiais e componentes em conformidade as normas técnicas ou certificadas e que utilizem pouca energia em sua produção, transporte e utilização;
- Especificação de materiais menos tóxicos (como tintas, selantes, revestimentos, entre outros);
- Incentivo ao desenvolvimento de produtos e sistemas que necessitem de pouca manutenção;
- Incremento da adoção de produtos industrializados, pré-fabricados, pré-montados e modulados;
- Promoção do aumento da eficácia da ventilação e do conforto térmico;
- Promoção da otimização da luz natural nas edificações;
- Reestruturação dos editais de licitação com a incorporação de exigências de ações de sustentabilidade e responsabilidade social na qualificação das empresas.